UM REFERENCIAL HISTÓRICO: Instituto Padre Miguelinho!

O Grupo Escolar "Frei Miguelinho", criado pelo Decreto nº 277 - B de 28 de Novembro de 1912, no bairro de Alecrim - Natal/Rn; compreendendo três escolas, duas elementares. Inaugurado no dia 21 de Abril 1913, funcionou até o ano de 1962, quando seu prédio foi demolido para ceder lugar ao prédio hoje existente.
A reinauguração se deu em 31 de Janeiro de 1963 com novas e completas instalações, possuindo na época, jardim de infância,c urso primário, curso complementar , ginasial e colegial, contando ainda com o curso artesanal e industrial. Com a Lei nº 2.880 de 21 de abril de 1963 o então Grupo Escolar passou a denominar-se Instituto Padre Miguelinho. Com as mudanças ocorridas após a Lei de Diretrizes e Base da Educação/LDB - Lei 5692/1972, o Instituto Padre Miguelinho passou a ser Centro Escolar, e atendia as escolas do pólo Leste da capital, através da Lei nº 12.509. Nesse contexto podemos afirmar que a história do Instituto Padre Miguelinho, vem desde a nossa independência, época dos primeiros movimentos da eclosão do nativismo. Vale ressaltar, no calendário da história, a Ressurreição Pernambucana, as lutas dos emboabas; a guerra dos mascates; o levante de Minas, quando Felipe dos Santos era esquartejado em praça pública. Depois veio o capitulo sangrento de Vila Rica, quando o heroismo de Tiradentes, hoje "Patrono da Nação Brasileira", foi levado à forca, em 1792, pugnando pela separação do Brasil de Portugal. Mas tarde é o movimento da revolução de 1817 no qual sobressaem, entre outros a figura altaneira e brava de MIGUEL JOAQUIM DE ALMEIDA CASTRO - PADRE MIGUELINHO - potiguar, Secretário do governo que se instalara nas capitanias de Pernambuco, com significação pela Paraiba e Rio Grande do Norte.
Esse mártir norte-riograndense entrou para a história, vitima do movimento revolucionário.
Ressurgindo na nossa consciência, nos enchendo de alegria e irradiando a arca sagrada das glórias do RIO GRANDE DO NORTE.
Este relato faz parte do Projeto Politico Pedagógico do Inst. Padre Miguelinho

0 comentários:

Postar um comentário